Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair
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marcusvp

2 anos atrás

Bom dia a todos!

Estou com um problema em meu veículo que não estou conseguindo solução. A uns 3 meses atrás fiz a manutenção do meu veículo onde troquei a correia e tensor e ao efetuar a troca destas peças meu mecânico informou que haviam algumas fissuras na engrenagem da bomba d'agua e já que estava aberto o motor seria interessante trocar. 
Procurei a bomba d'agua original mas não encontrei pelo código, porém, a loja de peças falou que a bomba d'agua do motor EVO era idêntica e que serviria. De fato era idêntica (visualmente) e o mecânico falou que daria certo e assim vez.
Acontece que depois de 3 meses, ao ligar o carro pela manhã, acendeu a luz de motor no painel informando que havia um problema mecânico e, de imediato, desliguei o veículo e acionei o guincho para levar à oficina. O motor estava vibrando, como se tivesse saído do ponto, achei muito estranho aquilo.
Quando o mecânico abriu o motor novamente, verificou que a correia estava desalinhada na bomba fazendo com que pegasse na borda da engrenagem da bomba d'agua fazendo assim que o motor sacudisse.
Achei aquela situação muito estranha, mas a solução do mecânico era que a bomba d'agua era incompativel para o veículo e que eu teria que comprar realmente a do veículo. 
Assim fiz... fiz o pedido na concessionária, porém o código original tinha sido alterado por outro e que o pedido teria que ter sido feito na fábrica, pois era importada essa peça. Custo (com desconto de PJ): R$ 1.200,00.
Aguardei chegar a peça (foi até rápido, 5 dias) e a surpresa: era idêntica a do EVO que estava lá e não deu encaixe perfeito (alinhamento).
Gostaria da ajuda de vocês para tentar solucionar este mistério, pois algumas perguntas estão martelando na minha cabeça: Será que realmente não é a bomba d'agua certa? Será que houve um erro na montagem da correia e tensor (fora de esquadro, talvez) fazendo com que a bomba não tenha o alinhamento perfeito.
Alguém passou por isso ou tenha alguma sugestão?

Obrigado.

Marcus.
Paulo Henrique Moreira

2 anos atrás

Olá, esse carro precisa ter as ferramentas de fasagem exata para a troca da correia dentada, se trocou sem essa ferramenta nunca vai acertar o sincronismo... Recomendo montar a bomba e certifique a tensão correta da correia, excesso de tensão pode ter causado isso.

Enviado pelo Topic'it
anacristinaps

3 semanas atrás

Eu tenho a dúvida se toda vez que eu for trocar a correia e o tensor, se é necessário trocar a bomba d'água. Além disso me falaram que a bomba d'água poderia ser a do Uno que serviria.

Alguém sabe informar?

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